Sobre nós

Como um centro de pesquisa interdisciplinar na Universidade Federal do Ceará, o NEMA busca integrar conhecimentos sociais, econômicos e ambientais para abordar os desafios e oportunidades da Economia do Mar. Alinhando-se com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável estabelecida pela ONU, o NEMA visa contribuir para o avanço do conhecimento e a promoção de práticas sustentáveis relacionadas aos recursos marinhos e costeiros.

Sobre a logo

A logo foi concebida com a ideia de representar os três setores da economia: primário, secundário e terciário. Juntas, essas três camadas na cauda do peixe não apenas representam a estrutura da economia como um todo, mas também destacam a visão integrada da economia azul, que reconhece a interdependência entre a saúde dos ecossistemas marinhos e o bem-estar econômico humano.

Áreas de Pesquisa

O NEMA dedica-se a aprofundar a compreensão e a promoção da Economia do Mar, enfatizando o uso sustentável dos recursos marítimos e costeiros para o crescimento econômico, a melhoria dos meios de subsistência e a preservação dos ecossistemas oceânicos.

Sustentabilidade dos Recursos Marinhos e Costeiros:

Descrição das iniciativas de pesquisa que visam a sustentabilidade ambiental, econômica e social na gestão dos recursos marinhos.

Cadeias de Valor da Economia do Mar:

Exploração das dinâmicas econômicas das atividades marítimas e costeiras e seu potencial de valorização.

Regulação Econômica e Relações Internacionais:

Análise dos marcos regulatórios e das políticas nacionais e internacionais que afetam a Economia do Mar.

Apoio

Nossa Equipe

Perfis dos pesquisadores e membros do NEMA e suas áreas de especialização e contribuições para a Economia do Mar.

Rômulo Alexandre Soares

Advogado, Mestre em Negócios Internacionais e Especialista em Direito do Mar. É sócio da APSV Advogados. Co-fundador do Winds for Future Festival e co-idealizador do Ceará Global e membro da Câmara Setorial da Economia Azul da ADECE.

Lattes